Ler Agora:
Prisa confirma venda do grupo da TVI à Altice por 440 milhões de euros
Artigo completo 3 minutos de leitura

Prisa confirma venda do grupo da TVI à Altice por 440 milhões de euros

A maior empresa espanhola do sector multimédia, a Prisa, anunciou hoje em Madrid, em simultâneo com a Altice em Portugal, a venda à francesa Altice da portuguesa Media Capital, dona da TVI, por 440 milhões de euros.

Segundo informação à Comissão Nacional de Valores de Mercado (CNVM) espanhol, a Prisa revela que “posteriormente, as partes subscreveram um contrato de compra e venda, mediante o qual a Prisa transmitirá à MEO, filial da Altice, a totalidade da sua participação na Media Capital que representa 94,69 do seu capital social”.

A realização da operação ainda está dependente da obtenção das autorizações legais da autoridade reguladora portuguesa e da obtenção de uma autorização de renúncia de um direito sobre a empresa (“waiver”) de “determinados credores financeiros” da Prisa, assim como da aprovação da Assembleia Geral da empresa.

A Prisa estima que o preço final da operação está sujeito aos “ajustes habituais” para este tipo de transação e calcula que o preço da sua participação, depois desses “ajustes” (“equity value”), deverá estar em cerca de 321 milhões de euros.

Segundo estimativas da empresa espanhola, a transação implica uma perda contabilista nas contas consolidadas da Prisa de cerca de 69 milhões de euros e nas contas individuais da mesma empresa de cerca de 81 milhões de euros.

De acordo com uma nota da Altice enviada hoje à Lusa, em Lisboa, a compra da Media Capital, por 440 milhões de euros, faz parte da estratégia global do grupo, que se manifesta disposto a oferecer mais conteúdos aos consumidores, apostando em produções e formatos locais.

“A integridade e independência editorial da Media Capital servirá de princípio norteador para os negócios de média da Altice”, refere a nota.

Num comunicado enviado à Comissão de Mercados e Valores Mobiliários (CMVM), a MEO, detida pela Altice, explica que o objeto da Oferta Pública de Aquisição (OPA) é constituído pela totalidade das 84.513.180 ações, com o valor nominal de 1,06 euros.

A MEO explica, ainda no comunicado, que a decisão surgiu “na sequência da celebração, no dia 13 de julho de 2017, após o encerramento do mercado em Portugal, de um contrato de compra e venda de ações com a Promotora de Informaciones, S.A. (“PRISA”), para a aquisição de ações representativas de 100% do capital social da Vertix, SGPS, S.A. (“Vertix”), que é titular de ações representativas de 94,69% dos direitos de voto do Grupo Media Capital, SGPS, S.A”.

No passado dia 25 de junho, a Altice confirmou à CMVM que tinha iniciado “interlocuções exploratórias” para a eventual compra da participação do grupo espanhol Prisa na Media Capital, dona da TVI. (Notícias ao Minuto)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »