Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Governos africanos sem vontade politica para travar a corrupção, dizem organizações

Organizações africanas da sociedade civil concluíram, em Maputo, que os governos do continente têm falta de vontade política para combater a corrupção.

Reunidos em Maputo, num encontro organizado pela Transparência Internacional, representantes de 29 organizações de promoção da transparência recordaram que a corrupção é a questão mais séria entre as que impedem o desenvolvimento de África.

O balanço dos últimos 12 meses refere que a corrupção piorou em todos os países, sendo o sector da saúde, o mais afectado.

Segundo o Centro de Integridade Pública – CIP, a situação tende a piorar, muito por culpa da falta de vontade política para combater a corrupção.

Transparência não é ameaça

Para ultrapassar esta situação, o alto-comissário adjunto do Reino Unido em Moçambique, Henry Kendrick, diz ser necessário olhar para a transparência de forma positiva.

“Há quem vê a transparência como uma ameaça, mas é preciso mudar esta percepção, porque a transparência é boa para o governo, para o povo e para o comércio” diz Kendrick.

Na reunião, as organizações notaram que há muitas experiências positivas no continente, que devem ser replicadas, para reforçar a advocacia comum para combater a corrupção.

“Temos que reforçar a nossa advocacia usando as estratégias que, certamente temos em alguns países, e que de uma ou de outra forma, têm trazido resultados positivos, ainda que escassos” disse Paul Banoba, membro do secretariado da Transparência Internacional. (Voa)

Deixe uma comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »