Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Começa reabilitação da via Samba Caju/Uiangombe/Banga

0

A reabilitação de 90,5 quilómetros da estrada entre os municípios do Samba Caju, Banga, Quiculungo e Bolongongo, na província do Cuanza Norte, começa hoje, para finalizar dentro de 15 meses.

A obra, cuja consignação aconteceu segunda-feira na localidade do Uiacaputo, município do Samba Caju, conta com um perfil transversal de 10 metros de largura, duas faixas de rodagem com 3,5 metros cada e dois metros de berma.

Segundo Carlos Sampaio, director de produção da Griner Engenharia S.A, empresa encarregada dos trabalhos, a empreitada orçada em onze mil milhões, 623 milhões, 865 mil, 305 kwanzas e 20 cêntimos, consta de um pacote de três lotes: Samba Caju/Uiangombe/Banga, num percurso de 46 quilómetros, Banga/Quiculungo, numa extensão de 35,5 quilómetros e Quiculungo/Bolongongo, com nove quilómetros e meio.

A plataforma vai conter uma camada de desgaste de 25 centímetros em betão betuminoso, outra camada de base em agregado britado de granulometria extra e uma sub-base de solo estabilizado granulometricamente sem mistura.

A empreitada contempla a construção de 50 passagens hidráulicas e 10 pontes com vão entre 10 a 25 metros de cumprimento, além de obras complementares e de sinalização.

O auto de consignação foi assinado pelo director provincial do Cuanza Norte do Instituto de Estradas de Angola (INEA), Mendonça Luís, e pelo director de produção da Griner, Carlos Sampaio, na presença do ministro da Construção, Artur Cândido Fortunato, e do governador provincial, José Maria Ferraz dos Santos.

O ministro da Construção, Artur Cândido Fortunato, referiu que a obra financiada pelo Executivo angolano servirá de alternativa à ligação com as capitais das províncias de Malange e Uíge, a partir de Luanda ou Cuanza Sul.

“Com esta estrada em condições, a actividade comercial da região ganhará um maior impulso e os serviços da administração do Estado chegarão de forma mais rápida e segura aos cidadãos da região” – disse.

Já o governador do Cuanza Norte, José Maria Ferraz dos Santos, disse que a reabilitação do troço rodoviário resolverá um dos grandes problemas enfrentados pela província há muito tempo e vai trazer satisfação à população.

Para agilizar os trabalhos ao longo do itinerário, uma equipa da empresa de Desminagem TNT desminou 110 dos 129 quilómetros do troço. (Angop)

Deixe uma comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »