Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

34% de mulheres em Angola foram vítimas de violência

0

O relatório referente ao Inquérito de Indicadores Múltiplos e de Saúde 2015- 2016, apresentado este final de semana, em Luanda, ilustra que mais de um terço, ou seja, 34% das mulheres em todo o país, foram vítimas de violência física ou sexual cometida pelo marido ou parceiro.

A pesquisa, que teve como amostra mulheres com idades entre os 15 e os 49 anos, demonstra que oito porcento das inquiridas no país foram vítimas de violência sexual em algum momento das suas vidas, 5% das quais sofreram tais sevícias nos últimos 12 meses.

Margarida Lourenço, do Instituto Nacional de Estatística (INE), que fez a apresentação dos principais resultados do inquérito, revelou que cerca de um terço das mulheres (34%) foram vítimas de violência física ou sexual cometida pelo marido ou parceiro.

“Das mulheres que sofreram algum tipo de violência física cometida pelo marido/parceiro, 36% declararam ter sofrido alguma lesão, foram vítimas de violência física ou sexual e carecem de algum tipo de ajuda. No que toca a ajudas, 57% obtiveram-na das próprias famílias e apenas 20% da família do marido”, detalhou. Cerca de 32% das mulheres declararam terem sido alvo de violência física, em dado momento da vida, desde os 15 anos. (O País)

Deixe uma comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »