Radio Calema
InicioAngolaRegiõesUíge: Secretária da OMA destaca papel da Mulher Africana na sociedade

Uíge: Secretária da OMA destaca papel da Mulher Africana na sociedade

A secretária provincial da OMA na província do Uíge , Nazaré dos Anjos Mendes, destacou domingo, na regedoria do Ngombe, município do Bungo, o papel e contribuição da Mulher Africana na sociedade.

Ao intervir no acto antecipado de encerramento da jornada, a política reconheceu que apesar de maltratos do passado, a mulher africana hoje, está a contribuir para o desenvolvimento da sociedade realizando acções concretas e visíveis em diversos domínios da vida nos respectivos países.

“Apesar de estarem já integradas em todos ramos profissionais, continuam a ser as mais desfavorecidas na sociedade. Ao exercício profissional, na maioria das vezes acresce-se a lida doméstica e aos filhos”, lamentou.

Segundo ela, as comemorações desta data, convertem-se numa verdadeira reflexão sobre o papel da mulher no nosso continente, o respeito pelos seus direitos e necessidade da sua participação cada vez mais activa nos processos de desenvolvimento.

“As mulheres africanas já passaram pelo regime esclavagista, onde foram traficadas de continente á continente obrigando-as a serviços esforçados, mutilação genital, violência familiar e ainda a escassez de instrução”, referiu.

Hoje, disse, graças a reivindicação da Organização Pana Africana da Mulher, têm um papel relevante na luta de libertação nacional e delinearam entre outros objectivos, unir todas as organizações de mulheres africanas, educa-las e sensibiliza-las para tomada de consciência na defesa dos seus direitos.

Nazaré dos Anjos fez saber que em apoio à jornada, a OMA na província, realizou diversas actividades destacando as campanhas de sensibilização e mobilização da mulher e população em gera, l na necessidade de engajarem-se as tarefas do momento.

Participaram ao acto animado por vários músicos locais, membros do secretariado e dos comités provincial e municipal da OMA, JMPLA e demais mulheres da referida comunidade. (ANGOP)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.