Radio Calema
InicioMundoEUATrump consegue primeira vitória contra Obamacare

Trump consegue primeira vitória contra Obamacare

Sob forte pressão do presidente Donald Trump, o Senado dos Estados Unidos aprovou nesta terça-feira a abertura do debate sobre a derrogação da reforma da Saúde de Barack Obama. A disputa, no entanto, ainda levará tempo para ser vencida

O Senado, de maioria republicana, teve uma votação apertada para uma simples moção de procedimento, que permite 20 horas de discussões e várias votações sobre as emendas.

O resultado pode ser considerado uma vitória parcial para Trump, feroz opositor do Obamacare, que havia convocado os senadores republicanos a deixar de lado suas diferenças e avançar neste tema, parado há meses.

“Este foi um grande passo”, disse Trump pouco depois da votação, felicitando o Senado em uma coletiva na Casa Branca. O presidente qualificou a reforma de saúde de seu antecessor como “um desastre para o povo americano”.
A maioria republicana havia jogado a toalha na semana passada diante das divisões internas. Trump, determinado a cumprir essa antiga promessa de campanha, lançou ameaças veladas de represália aos senadores republicanos que não o apoiassem.

Na votação, de 52 senadores republicanos apenas dois se atreveram a posicionar-se contra: Susan Collins (Maine) e Lisa Murkowski (Alasca).

O resultado foi de 51 votos contra 50, com o voto de Minerva do vice-presidente Mike Pence, como permite a Constituição em caso de empate.

O senador John McCain, que retornou do Arizona, onde foi diagnosticado na semana passada de câncer cerebral, optou pelo “sim”, mas advertiu que votará contra caso o texto final não seja satisfatório.
Ovacionado por seus colegas ao entrar no recinto, McCain pediu uma maior cooperação nos próximos dias: “Por que não tentamos a velha maneira de legislar no Senado?!” – disse. (AFP)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.