Radio Calema
InicioMundo LusófonoMoçambiqueMoçambique acolhe hoje reunião sobre corredores de desenvolvimento da África Austral

Moçambique acolhe hoje reunião sobre corredores de desenvolvimento da África Austral

Moçambique acolhe hoje na cidade da Beira uma reunião sobre corredores de desenvolvimento da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) em que está prevista a participação de ministros dos transportes da sub-região.

No centro das discussões vai estar o planeamento e desenvolvimento de infraestruturas estratégicas para viabilizar o crescimento do tráfego de mercadorias e passageiros naqueles corredores, anunciou em comunicado o Ministério dos Transportes e Comunicações moçambicano.

Seja através de vias rodoviárias ou ferroviárias, os corredores de desenvolvimento ligam zonas interiores da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) a portos de Moçambique no oceano Índico – caso da cidade da Beira.

Antecedida por encontros de equipas técnicas, a reunião de ministros deverá juntar Moçambique, África do Sul, República Democrática do Congo, Maláui, Zâmbia, Zimbabué e Botsuana.

No final deverão ser assinados dois memorandos de entendimento sobre os corredores de desenvolvimento da Beira e o corredor Norte-Sul.

O corredor da Beira inclui o Porto da Beira, a linha férrea de Machipanda (que liga Moçambique e Zimbabué) e a Estrada Nacional n.º 6.

O corredor Norte-Sul é uma iniciativa da SADC que pretende dinamizar o desenvolvimento e melhor exploração das infraestruturas de nove países, num eixo que vai desde o Porto de Durban, na África do Sul, até ao interior da República Democrática do Congo. (Observador)

por Lusa

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.