Radio Calema
InicioAngolaRegiõesHuambo: Criada comissão de gestão administrativa da vila do Lossambo

Huambo: Criada comissão de gestão administrativa da vila do Lossambo

Uma comissão administrativa foi criada, recentemente, pelo governador da província do Huambo, João Baptista Kussumua, para gerir a vila do Lossambo, erguida a oito quilómetros do centro da capital do planalto central, com 2009 moradias da tipologia T3.

A comissão, segundo uma nota de imprensa distribuída, sexta-feira, à Angop, é coordenada por Albino João Fonseca Lumingo, coadjuvado por Manuel Hermenegildo Coelho da Cruz.

Integram ainda Tito José Freitas, Ludmila Zeret Cândido, Pedro Cassapi e Paulo Agostinho de Castro Muiuve.

Este órgão, de acordo com o documento, tem a missão de melhorar a prestação dos serviços básicos, sobretudo, quanto ao abastecimento de água potável, fornecimento de energia eléctrica, transportes públicos, recolha e tratamento do lixo, além de garantir a manutenção e apoio às empresas e as actividades económicas, com vista a fomentar o desenvolvimento da vila em todos os domínios.

Constam entre as atribuições, a prestação de assistência e a reinserção social, educacional e sanitária, contribuindo para melhoria da vida da população, bem como a preservação dos edifícios, monumentos e sítios, classificados como património do Estado e situados na vila.

A comissão administrativa da vila do Lossambo terá igualmente a missão de assegurar o desenvolvimento da cultura, desporto e das artes, incentivando o movimento artístico cultural, a garantia de condições organizativas, materiais e financeiras para a promoção do ensino primário obrigatório e gratuito, além do combate à especulação e açambarcamento.

O asseguramento da gestão, limpeza e manutenção, além do estabelecimento e gestão dos sistemas de drenagens pluviais, a par da promoção de acções que incentivem a preservação dos espaços verdes e o reforço da segurança e ordem pública, constam igualmente nas atribuições.

Contudo, de acordo com o documento, devem ser instalados na vila do Lossambo os serviços de registo e notariado, identificação civil, protecção civil e bombeiros e outros que concorrem para o bem-estar da população.

Entre as 2009 habitações do tipo T3, constam 1.482 apartamentos, 184 moradias térreas e 343 moradias de dois pisos.

Na vila do Lossambo estão disponíveis dois centros infantis, um jardim-de-infância, três escolas (do ensino primário I e II ciclos do ensino secundário), um posto de saúde, um sistema de captação e abastecimento de água potável e outro de tratamento de águas residuais, de produção e fornecimento de energia eléctrica, esquadra policial, entre outros serviços indispensáveis para o normal funcionamento da localidade. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.