Radio Calema
InicioMundoMédio OrienteMilitares turcos desembarcam no Qatar

Militares turcos desembarcam no Qatar

Nesta quinta-feira (20), a Turquia concluiu a transferência dos seus militares à base no Qatar, informa a agência Anadolu, citando o Ministério da Defesa do Qatar.
De acordo com a agência, o sexto grupo de militares turcos desembarcou na base militar da Turquia no Qatar. O Ministério da Defesa do Qatar frisou que Doha e Ancara estão a colaborar activamente no campo de defesa, bem como na luta contra terrorismo e extremismo, promoção de segurança e estabilidade na região.

O Acordo sobre a instalação do contingente das Forças Armadas da Turquia no Qatar para treinamento de militares entrou em vigor em 2015 e sua execução começou em outubro do mesmo ano. Segundo os dados do Estado-Maior da Turquia, ainda em Abril de 2016, as partes firmaram acordo sobre o início de preparações para instalar o contingente militar da Turquia no território do Qatar, que foi aprovado pelo parlamento turco em 7 de junho de 2017.

O embaixador da Turquia no Qatar, Ahmet Demirok, comunicou que na base seriam alojados cerca de três mil soldados de tropas terrestres, oficiais da Força Aérea e Marinha do país, bem como instrutores e forças de operações especiais.

A Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Bahrein e o Egipto, no início de junho, romperam relações diplomáticas com Doha e suspenderam toda a comunicação com o Qatar, acusando-o de apoiar o terrorismo e de interferir nos assuntos internos deles. Mais tarde, outros países aderiram a essa decisão. Kuwait agiu como mediador na resolução do conflito. Posteriormente, os países árabes deram ultimato de dez dias ao Qatar para que ele cumpra todos os requisitos. (Sputnik)

Mais anteriormente, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, anunciou que seu país é contra o isolamento do Qatar, acrescentando que continuaria reforçando as relações com o país e faria de tudo para pôr um fim na crise através do diálogo. (Sputnik)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.