Radio Calema
InicioAngolaRegiõesCuando Cubango: Estudantes da Universidade Katyavala Bwila em excursão

Cuando Cubango: Estudantes da Universidade Katyavala Bwila em excursão

Uma delegação de 58 estudantes da faculdade de economia, afectos à Universidade Katyavala Bwila, na província de Benguela, estão desde esta quarta-feira, em Menongue, capital do Cuando Cubango, para uma excursão de intercâmbio com os discentes da Universidade Cuito Cuanavale.

Estudantes, que vão permanecer no Cuando Cubango durante quatro dias úteis, fazem-se acompanhar por quatro docentes universitários e depois da sua chegada por via terra até Menongue, foram recebidos, na sede do governo, pelo governador da província em exercício, Ernesto Fernando Kiteculo.

O governador considerou de positiva a iniciativa dos estudantes e situou-os sobre as limitações geográficas do Cuando Cubango com as outras fronteiriças, como Cunene, Huíla, Moxico e Bié, da sua população, estimada em mais de 500 mil habitantes, bem como sobre a província que constitui a maior reserva hidrográfica do país.

Referiu que o Cuando Cubango é uma província extremamente agrícola, onde as quedas pluviométricas estão acima dos 400 metros cúbicos e também extramente mineira, sendo que do ponto de vista de acessos, ela tem a Estrada Nacional (EN140), que liga Bié até a fronteira com o Cunene, a EN280, que a lida à província da Huíla.

Ernesto Kiteculo explicou que a actividade madeireira é muito intensa no Cuando Cubango, mas também alberga um dos projectos transfronteiriços Okavango/Zambeze, onde Angola é parte, a luz dos Estados da Namíbia, Zâmbia, Botswana e Zimbabwe.

Para deste projecto, avançou, a província tem ainda o Polo de Desenvolvimento Turístico da Bacia do Okavango, possui rios famosos, como o Cubango, Cuito, Cuanavale e Longa, que se desembocam no Delta do Okavango e desaparecem no Botswana.

“Tem uma posição geoestratégica muito importante e precisa de ser conhecida do ponto de vista do turismo, recursos minerais, hidrográficos, flora e fauna”, acrescentou.

Consta do programa de estudantes, que irão ao Cuito Cuanavale, visitas a delegação local das Finanças, a Universidade Cuito Cuanavale e a projectos agrícolas.

A apresentação de dois painéis, sendo o primeiro sobre o panorama do Cuando Cubango para o desenvolvimento do país – os temas “O papel da juventude e desporto na mobilidade social”, “Potencialidades e desafios do agronegócio em Angola”, Fontes de financiamento e organização contabilísticas”.

O segundo painel sobre os instrumentos como parte do desenvolvimento económico e social, com os temas – “Um modelo familiar para a diversificação da economia” e “O papel da política monetária do BNA no combate ao choque petrolífero de 2014-2015”.

A delegação da Associação de Estudantes da Faculdade de Economia da Universidade Katyavala Bwila, que responde pelas províncias de Benguela e Cuanza-Sul, nesta 6ª excursão-Cuando Cubango, tem como lema: “Por uma universidade ao benefício da comunidade, juntos somos Capazes”. (ANGOP)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.