Portal de Angola
Informação ao minuto

Ministra admite dificuldades na infra-estruturação dos pólos industriais

MINISTRA DA INDÚSTRIA, BERNARDA MARTINS (FOTO: PEDRO MONIZ VIDAL)

A ministra da Indústria, Bernarda Martins, afirmou nesta terça-feira, no município do Tomboco, província do Zaire, haver dificuldades de ordem financeira para infra-estruturação dos pólos de desenvolvimento industrial dos municípios de Mbanza Congo e Soyo.

Em declarações à Angop, à margem da visita efectuada à fábrica de produção de ração animal e fuba de mandioca, na localidade de Wene, a governante admitiu que a infra-estruturação de um pólo industrial requer muitos recursos que não estão ao dispor do Executivo, daí o sector estar a negociar com potenciais investidores privados para o efeito.

“O Governo tem, neste momento, algumas dificuldades de recursos, daí estarmos a negociar com potenciais investidores privados para infra-estruturar, por lotes, estes pólos”, reforçou.

O pólo de desenvolvimento industrial de Mbanza Congo, que se localiza nos bairros Lungezi e Siesie, nos dois sentidos da estrada nacional nº 120 que conduz à comuna do Luvo, ocupa uma área de 254,7 hectares.

Segundo o director provincial da Indústria, Geologia e Minas, Adão Sofia, até a presente data, apenas uma empresa do ramo de Comércio está cadastrada para a construção de um centro logístico, numa área de 10 hectares, no referido pólo.

Quanto ao pólo de desenvolvimento industrial do Soyo, com mil e 476 hectares de superfície, segundo a mesma fonte, conta já com 12 candidatos inscritos para implantação de diversas unidades industriais de produção de fertilizantes, válvulas industriais para o sector petrolífero, entre outras.

Este parque industrial localiza-se na zona de N’yambi, entre os bairros Quitona e Cavuge, no extremo esquerdo da futura auto-estrada Soyo/ Nzeto.

As propostas incluem ainda fábricas de tintas, plásticos, chapas para a construção civil, metalomecânica, pavimentos e revestimentos cerâmicos, produção de filetes de peixe, montagem de fogões a gás, diverso material de construção civil e oficinas de prestação de serviços. (ANGOP)

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »