Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Tribunal de Haia considera Holanda parcialmente responsável pelo massacre de Srebrenica

O Tribunal de Apelação de Haia considerou nesta terça-feira (27) a Holanda parcialmente responsável pelo massacre de Srebrenica, na Bósnia.

Em Julho de 1995, cerca de 300 crianças e homens muçulmanos foram mortos após serem expulsos da base holandesa da vila de Potocari.
Para a Justiça, as forças de paz holandesas deveriam ter protegido as vítimas, pois poderiam deduzir que as pessoas que procuraram refúgio na base seriam assassinadas pelas tropas sérvias da Bósnia se fossem forçados a sair- como aconteceu, segundo a Reuters. A decisão confirma assim uma decisão da juíza Larissa Elwin, de 2014.
Genocídio

A área de Srebrenica estava sob protecção da Organização das Nações Unidas (ONU) quando as forças sérvias da Bósnia assumiram o controle em Julho de 1995.

Cerca de 8 mil homens e adolescentes muçulmanos foram executados pelas forças sérvias bósnias, no maior massacre na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. Esse foi o único episódio de guerra intercomunitária (1992-1995) considerado como um acto de genocídio pela justiça internacional. (G1)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »