Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Principal hospital de São Tomé lança novo serviço de diagnóstico

O principal centro hospitalar de São Tomé e Príncipe, Ayres de Menezes, lançou hoje um novo serviço de diagnóstico, designado Tomografia Axial Computorizada (TAC), anunciou à imprensa o director clínico, Martinho dos Santos.

O equipamento foi instalado no Hospital Ayres de Menezes há mais de um ano pela cooperação de Taiwan, no âmbito de um projeto de reabilitação e equipamento de todo o serviço de urgência que custou cerca de três milhões de euros.

Celeste Alves, médica radiologista do Programa Saúde para Todos, considera o novo serviço de “moderno, sofisticado, extremamente útil para toda a população de São Tomé e Príncipe, que se impunha já no serviço de radiologia”.

A médica portuguesa que está no país para dar uma formação de uma semana a técnicos são-tomenses sobre como manusear o novo serviço considera ainda que o TAC “vai representar uma melhoria fantástica”nos serviços de diagnóstico no arquipélago.

“Isto tem uma evolução contínua, desde a radiologia digital, depois a mamografia, hoje as mulheres são-tomenses não precisam de ser evacuadas para país nenhum para fazerem o seu exame mamário, fazem-no aqui, são diagnosticadas, são biopsadas se for o caso disso”, explicou

“O TAC é o equipamento que numa escala hierárquica de diagnóstico, é um equipamento fundamental para a população são-tomense. Nós tínhamos imensas evacuações de doentes em péssimas condições para vários países para fazerem TAC. Hoje podem-no fazer aqui com toda a segurança, com um equipamento moderno de tecnologia recente”, acrescentou.

A médica portuguesa considera que se trata do lançamento de “uma nova tecnologia de ponta” que é “uma mais-valia fundamental no desenvolvimento do país e no desenvolvimento da medicina em São Tomé e Príncipe”. (Diário de Notícias)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »