Namibe: Polícia Nacional expulsa agente da corporação

O Comando provincial do Namibe da Polícia Nacional, procedeu hoje, sexta-feira, nesta cidade a expulsão da corporação, o agente com nome de Mateus Manuel Paulo Buto, por prática de crime de furto.

A ordem vem expressa no despacho nº 134/20017 do gabinete do Comandante-geral da Polícia Nacional, lido na ocasião, pelo director em exercício dos recursos humanos do comando provincial do Namibe, Intendente Manuel Catolongo.

De acordo com o despacho, o agente ora expulso, violou o artigo sexto do regulamento sobre regime disciplinar do pessoal da polícia nacional.

Há cerca de três meses o agente em causa entrou num dos estabelecimentos comerciais na cidade de Moçâmedes, e tentou retirar um colchão, sem o ter pago. Na altura os proprietários da loja o detectaram, tendo sido imediatamente comunicado aos órgãos policiais.

Dada a gravidade do caso, o agente ora expulso foi-lhe instaurado o processo disciplinar, que culminou com a sua demissão dos quadros da corporação.

O acto de expulsão decorreu diante de uma parada policial no comando provincial da corporação.

O comandante provincial em exercício, Subcomissário Antônio Monteiro, explicou à imprensa, no fim da cerimônia, que o gesto visa a dar a conhecer aos efectivos, a não seguir tal comportamento.

“Os agentes policiais não devem envolver-se em actos criminais ou actos dessa natureza, porque são o exemplo e transmissores de valores morais no seio da população. Para isso é que foram formados e disciplinados”, frisou o Subcomissário Antônio Monteiro.

Diz ainda que, para o caso de furto, é o primeiro a acontecer no seio da corporação, a nível da província, mas têm tido outros casos, embora em menor escala. (ANGOP)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »