Ministério do Interior garante segurança durante pleito eleitoral

O secretario de Estado do Interior, Eugénio Laborinho, afirmou nesta sexta-feira, em Luanda, estarem criadas as condições de segurança para o asseguramento das eleições gerais de 23 de Agosto de 2017.

O responsável fez este pronunciamento à imprensa no termo de encontros, em separado, com delegações de observadores da União Africana (UA) e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

“Tranquilizamos os membros das delegações de que os aspectos de segurança estão acautelados, tendo em conta a experiência granjeada, fruto dos três pleitos anteriores já realizados no país”, frisou.

Eugénio Laborinho disse ter informado também os seus interlocutores sobre a formação em curso neste momento do efectivo afecto ao Ministério do Interior que está alocado para o pleito, para aumentar a sua capacidade psicológica, física e técnica.

Segundo o responsável, os interlocutores questionaram a possibilidade dos efectivos da Polícia Nacional e das Forças Armadas votarem antes do dia do sufrágio, factor que não depende do seu pelouro.

“Achamos que seria ideal que os efectivos votassem primeiro para maior garantia de segurança no dia do sufrágio”, disse Eugénio Laborinho.

Eugénio Laborinho afirmou que no âmbito da sua missão, o Ministério do Interior tudo irá fazer para cumprir todas as acções em execução, para a realização das quartas eleições que o país vai realizar.

Precisou que as duas delegações louvaram os esforços do governo angolano em prol do pleito, a julgar pelos informações recebidas junto da Comissão Nacional Eleitoral, Tribunal Constitucional, partidos políticos e outras instituições com as quais já reuniram. (ANGOP)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »