Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Financiamento do ensino superior é tema de debate

O Ministério do Ensino Superior realiza a partir de hoje, em Luanda, um seminário para analisar os estudos “Os custos e financiamento do ensino superior” e “A implicação do sector privado no ensino superior e na investigação científica”.

De acordo com uma nota do Ministério do Ensino Superior, o encontro tem como objectivo melhorar a planificação do desenvolvimento do ensino superior, tanto na perspectiva de sinergias entre o sector público e o privado, como do ponto de vista de previsão das necessidades de recursos e financiamento.

O estudo sobre “Os custos e financiamento do ensino superior” descreve a evolução dos recursos públicos para o ensino superior e estima as despesas das famílias, com discriminação dos estabelecimentos públicos e privados, refere a nota.

O mesmo estudo identifica os factores que afectam os custos unitários públicos, estima os custos unitários públicos por sector de formação e por estabelecimento e elabora um modelo de simulação e de enquadramento financeiro para o ensino superior.

Análise sobre “A implicação do sector privado no ensino superior e na investigação científica” prevê analisar o quadro jurídico e regulamentar que rege o funcionamento das instituições de ensino superior privado e as actividades de investigação científica.

Identificar os eventuais obstáculos que se colocam ao referido quadro, propor uma parceria entre os sectores público e privado relativa ao ensino superior e à investigação, constam igualmente dos resultados desse estudo. (Jornal de Angola)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »