Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Cuando Cubango: Diagnosticados mais de seis casos de HIV/SIDA

Seis mil e noventa casos de HIV/SIDA foram diagnosticados entre 2006 a 2017 na província do Cuando Cubango, informou, nesta quinta-feira, em Menongue, o chefe de Departamento da Saúde Pública e Controlo de Endemias, William Ntima.

O responsável divulgou esses dados durante um encontro sobre HIV/SIDA, onde participaram funcionários da Saúde, Assistência e Reinserção Social, dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros, do governo provincial, autoridades tradicionais, entre outros convidados.

Referiu que dos seis mil e noventa casos diagnosticados, destacam-se 217 crianças infectadas, três mil e 616 adultos (entre homens e mulheres) e duas mil e 257 grávidas.

Sem avançar dados posteriores, fez saber que os jovens com idades compreendidas entre 15 e 24 anos, na sua maioria, não tem uma informação clara sobre a pandemia, daí a necessidade da realização de encontros sobre a doença.

Disse que o objectivo foi permitir que todos os participantes possam servir de agentes comunitários de saúde nas comunidades, unidades sanitárias, entre outros locais, disseminando a informação real sobre a prevenção e a transmissão do vírus.

Apontou a transfusão de sangue, relações sexuais desprotegidas, consumo de drogas com partilha do material para preparação da injecção, durante a gravidez, como as principais via de transmissão da doença.

Por outro, explicou que a abstinência sexual, o uso do preservativo durante a relação sexual, o não uso de objectos cortantes (agulhas, seringas materiais de manicure e pedicure) entre outros métodos, os métodos de prevenção da doença.

Ressaltou que o Ministério da Saúde tudo tem feito para combater a doença, na divulgação de métodos de prevenção, sensibilização das mulheres grávidas a fazerem as consultas pré-natais, informá-las sobre as vantagens de fazer o parto no hospital e a massificação de testes voluntárias.

Lembrou que o sistema imunológico humano consegue, geralmente, manter o VIH controlado durante alguns anos, significando que mesmo que o vírus esteja no organismo a pessoa infectada não apresenta sintomas e não parece estar doente.

Referiu que os bairros Castilhos, Paz, Pandera como os mais afectados pela doença a nível do município de Menongue, sede capital do Cuando Cubango, advogando que os órgãos de comunicação social devem desempenhar um papel muito importante na divulgação das mensagens sobre a doença na região. (ANGOP)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »