Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Banco Sol disponibiliza micro-credito aos jovens

Cento e 74 jovens da província do Uíge beneficiaram hoje, nesta cidade, de micro-credito, disponibilizados pelo Banco Sol, no âmbito da implementação do programa de empreendedorismo nas comunidades.

Com reembolso para um período de um ano, o financiamento obedeceu dois critérios, sendo um mil dólares para individual e outros cinco mil para associados, cujo acto realizou-se no Centro Local de Empreendedorismo e Serviços de Emprego (CLESE), nuam cerimónia testemunhada pela vice-governadora para Sector Politico e Social, Maria da Silva e responsáveis do Banco Sol.

“O programa de empreendedorismo na comunidade, promovido pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional do Ministério da Administração, Trabalho e Segurança Social, em parceria com o Banco Sol, é uma iniciativa do Executivo angolano lançado em Agosto de 2008”, explicou, na sua intervenção, a vice-governadora em representação do governador, Paulo Pombolo.

Por sua vez, o coordenador nacional do programa de empreendedorismo na comunidade, António Pereira, aconselhou aos beneficiários a primar pelo rigor e responsabilidade na gestão dos recursos recebido, com vista a cumprir os prazos de reembolso estabelecidos pelo banco.

António Agostinho Pereira informou que 78 mil e 264 jovens foram capacitados de 2012 a 2017, pelo MAPTSS, em gestão básica de negócios, através do programa empreendedorismo nas comunidades.

Trata-se de uma formação feita através do Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional, no cumprimento do plano nacional de formação de quadros, por via dos dez CLESEs existentes no país, concretamente nas províncias do Huambo, Benguela, Cuanza Sul, Cuanza Norte, Malange, Uíge, Moxico, Lunda Norte, Huila e Cabinda.

Neste período, explicou, o Ministério desenvolveu diversos programas a nível do país, dos quais nove mil e 21 outros jovens beneficiaram de micro-créditos, num valor equivalente a mil e cinco mil dólares, numa parceria com o Banco Sol no âmbito de implementação do programa “Amigo do Sol”.

No mesmo período, três mil 336 jovens técnicos médios e licenciados foram capacitados nos mesmos centros.

Disse que o CLESE do Uíge estará sempre disponível para dar todo apoio técnico na gestão dos negócios, com vista a facilitar o cumprimento do plano de reembolso. (ANGOP)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »