Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Principal hospital de São Tomé lança novo serviço de diagnóstico

O principal centro hospitalar de São Tomé e Príncipe, Ayres de Menezes, lançou hoje um novo serviço de diagnóstico, designado Tomografia Axial Computorizada (TAC), anunciou à imprensa o director clínico, Martinho dos Santos.

O equipamento foi instalado no Hospital Ayres de Menezes há mais de um ano pela cooperação de Taiwan, no âmbito de um projeto de reabilitação e equipamento de todo o serviço de urgência que custou cerca de três milhões de euros.

Celeste Alves, médica radiologista do Programa Saúde para Todos, considera o novo serviço de “moderno, sofisticado, extremamente útil para toda a população de São Tomé e Príncipe, que se impunha já no serviço de radiologia”.

A médica portuguesa que está no país para dar uma formação de uma semana a técnicos são-tomenses sobre como manusear o novo serviço considera ainda que o TAC “vai representar uma melhoria fantástica”nos serviços de diagnóstico no arquipélago.

“Isto tem uma evolução contínua, desde a radiologia digital, depois a mamografia, hoje as mulheres são-tomenses não precisam de ser evacuadas para país nenhum para fazerem o seu exame mamário, fazem-no aqui, são diagnosticadas, são biopsadas se for o caso disso”, explicou

“O TAC é o equipamento que numa escala hierárquica de diagnóstico, é um equipamento fundamental para a população são-tomense. Nós tínhamos imensas evacuações de doentes em péssimas condições para vários países para fazerem TAC. Hoje podem-no fazer aqui com toda a segurança, com um equipamento moderno de tecnologia recente”, acrescentou.

A médica portuguesa considera que se trata do lançamento de “uma nova tecnologia de ponta” que é “uma mais-valia fundamental no desenvolvimento do país e no desenvolvimento da medicina em São Tomé e Príncipe”. (Diário de Notícias)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »