Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Cuando Cubango: Diagnosticados mais de seis casos de HIV/SIDA

Seis mil e noventa casos de HIV/SIDA foram diagnosticados entre 2006 a 2017 na província do Cuando Cubango, informou, nesta quinta-feira, em Menongue, o chefe de Departamento da Saúde Pública e Controlo de Endemias, William Ntima.

O responsável divulgou esses dados durante um encontro sobre HIV/SIDA, onde participaram funcionários da Saúde, Assistência e Reinserção Social, dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros, do governo provincial, autoridades tradicionais, entre outros convidados.

Referiu que dos seis mil e noventa casos diagnosticados, destacam-se 217 crianças infectadas, três mil e 616 adultos (entre homens e mulheres) e duas mil e 257 grávidas.

Sem avançar dados posteriores, fez saber que os jovens com idades compreendidas entre 15 e 24 anos, na sua maioria, não tem uma informação clara sobre a pandemia, daí a necessidade da realização de encontros sobre a doença.

Disse que o objectivo foi permitir que todos os participantes possam servir de agentes comunitários de saúde nas comunidades, unidades sanitárias, entre outros locais, disseminando a informação real sobre a prevenção e a transmissão do vírus.

Apontou a transfusão de sangue, relações sexuais desprotegidas, consumo de drogas com partilha do material para preparação da injecção, durante a gravidez, como as principais via de transmissão da doença.

Por outro, explicou que a abstinência sexual, o uso do preservativo durante a relação sexual, o não uso de objectos cortantes (agulhas, seringas materiais de manicure e pedicure) entre outros métodos, os métodos de prevenção da doença.

Ressaltou que o Ministério da Saúde tudo tem feito para combater a doença, na divulgação de métodos de prevenção, sensibilização das mulheres grávidas a fazerem as consultas pré-natais, informá-las sobre as vantagens de fazer o parto no hospital e a massificação de testes voluntárias.

Lembrou que o sistema imunológico humano consegue, geralmente, manter o VIH controlado durante alguns anos, significando que mesmo que o vírus esteja no organismo a pessoa infectada não apresenta sintomas e não parece estar doente.

Referiu que os bairros Castilhos, Paz, Pandera como os mais afectados pela doença a nível do município de Menongue, sede capital do Cuando Cubango, advogando que os órgãos de comunicação social devem desempenhar um papel muito importante na divulgação das mensagens sobre a doença na região. (ANGOP)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »