Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

ONU corta 528 milhões de euros no orçamento dos Capacetes Azuis

Os estados membros da ONU concordaram esta quarta-feira cortar o orçamento das suas forças de manutenção de paz, conhecidas como Capacetes Azuis, em 600 milhões de dólares (528 milhões de euros), uma redução de 7,2%.

O acordo, que reduz o orçamento anual de 7,87 mil milhões de dólares para 7,3 mil milhões, foi anunciado esta quarta-feira e deverá ser votado na Assembleia Geral da ONU na sexta-feira.

As missões mais afectadas com este corte serão as do Sudão do Sul e da República Democrática do Congo, que com um orçamento de mil milhões cada uma são as mais dispendiosas.

O acordo é anunciado depois de semanas de intensas negociações e no seguimento da proposta de orçamento da Casa Branca, que inclui um corte de 37% na contribuição para as operações de manutenção de paz da ONU.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, está entre terça e quinta-feira, em Washington, para reunir-se com representantes americanos da Câmara dos Representantes e do Senado, os órgãos que elaboram o orçamento do Estado dos EUA, para contrariar estes cortes.

Segundo o porta-voz do secretário-geral, Sthephane Dujarric, o “secretário-geral discutiu os seus esforços para a reforma da ONU, a sua agenda de prevenção, a importância do envolvimento positivo dos EUA na ONU, e agradeceu os membros pela generosidade e apoio oferecido pelos Estados Unidos.”

Também esta semana, a embaixadora dos EUA junto das Nações Unidas, Nikki Haley, participa nas suas primeiras audições públicas no Congresso desde que foi confirmada.

Na audição de terça-feira, confrontada com os comentários de senadores republicanos e democratas que criticaram os cortes propostos na contribuição dos EUA para a ONU, Haley defendeu a organização mas disse que a sua gestão podia melhorar.

“Tenho visto valor na ONU, e ao mesmo tempo [vi que] a ONU tem algumas gorduras nas margens”, disse a diplomata. (Jornal Expresso)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »