Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Malanje: Jardim do Livro Infantil fomenta a leitura e o aparecimento de novos autores

O Secretário de Estado da Cultura, João Domingos Fiel Constantino, disse hoje, quinta-feira, que o Jardim do Livro Infantil incentiva o hábito pela leitura e fomenta o surgimento de novos autores e obras no domínio da literatura infantil.

Falando na abertura do acto central da 11ª edição do Jardim do Livro Infantil, o responsável disse que o livro infantil incentiva a auto-construção e promove a auto-determinação e autonomia da criança, tendo em conta que uma boa história ajuda a enriquecer o seu cérebro.

João Fiel Constantino disse que através do livro infantil se promove a cultura da paz que é também um processo de transformação individual, colectiva e institucional, pois ela nasce das convicções de indivíduos e evolui em cada país com base no histórico socio-cultural e economico.

“A cultura da paz que é um conjunto de valores, atitudes, comportamentos e modos de vida que rejeitam a violência e previnem conflitos abordando suas raízes através de diálogos e negociação, os seus valores são expressos em variadas formas pelos escritores através de livros infantis”, disse

O responsável referiu que a partir do programa Jardim do Livro Infantil se deve criar movimentos literários que concorram para a realização de feiras de livros, sessões de contos e de formação ligada a literatura, mas que para se conseguir lançar este desiderato, torna-se necessário que participem do mesmo, actores sociais, nomeadamente a família, escola, comunidade, sociedade, bibliotecas, comunicação social e crianças.

O Secretário de Estado frisou que com o empenho destes actores se poderá trabalhar no sentido de difundir os valores culturais, de modo a que as crianças e os jovens sejam educados com base nestes valores.

Nesta 11ª edição do Jardim do Livro contempla em todo país, o lançamento de livros, edições de livros, narração de contos tradicionais, iniciação as artes, músicas, desenho e pinturas e conversas com os mais velhos, o lançamento do livro vencedor do prémio literário do livro infantil edição 2017 intitulado “A princesa Preguiçosa” e a atribuição do prémio a vencedora Maria José Saraiva. (ANGOP)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »