Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Portugal já tem luz verde para antecipar reembolsos ao FMI

O Governo português conseguiu esta quarta-feira o ok das instituições europeias para antecipar reembolsos ao FMI. Até final de Agosto serão pagos 3,5 mil milhões de euros.

O Governo português já tem luz verde de todas as instituições europeias para reembolsar o Fundo Monetário Internacional antecipadamente, sabe o Negócios. O ok que faltava foi formalmente concedido esta quarta-feira.

Até ao fim de Junho serão pagos mil milhões de euros, estando calendarizado para Julho e Agosto o pagamento de 2,5 mil milhões de euros (cerca de 1,25 mil milhões de euros em cada mês).

A 16 de Junho, o ministro das Finanças revelou a intenção de antecipar o pagamento de mil milhões até ao final deste mês. A informação foi avançada por Mário Centeno, em entrevista à Bloomberg TV, no Luxemburgo, onde se realizou o encontro dos ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin).

Em Maio, numa reunião mensal do Ecofin, o Governo português havia formalizado o pedido aos parceiros europeus para antecipar o pagamento de cerca de 10 mil milhões de euros ao FMI, que cobra pelos seus empréstimos juros mais altos do que as instituições europeias e exige ser reembolsado em prazos mais curtos.

Depois dessa reunião, o IGCP fez uma nota aos investidores onde já tinha em conta a nova informação transmitidada por Mário Centeno.

Como noticiou o Negócios, a 26 de Maio, a nota a investidores do Tesouro já referia que o reembolso de mais 10 mil milhões está em linha com o plano em que estava a trabalhar e a apresentar a investidores. O Tesouro prevê pagar antes do prazo 6.500 milhões até 2018 e 3.200 milhões de euros em 2019. (Jornal de Negócios)

por Marta Moitinho Oliveira

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »