Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Confira estrela 1.400 vezes maior do que Sol

O maior radiotelescópio do mundo conseguiu captar a superfície da estrela que se encontra na constelação de Órion, ou seja, a cerca de 600 anos-luz da Terra.

Graças ao telescópio ALMA (Atacama Large Millimeter Array), os astrónomos conseguiram obter a imagem mais detalhada da famosa Betelgeuse, uma das estrelas mais brilhantes do céu nocturno.

“Esta é a primeira vez que a ALMA conseguiu observar a superfície de uma estrela, e esta primeira tentativa deu como resultado a imagem de Betelgeuse em mais alta resolução disponível”, afirmou um dos grupos que opera o telescópio.

(DR)
A imagem revela que a temperatura na atmosfera interior da estrela não é igual. A descoberta pode ajudar a explicar como se aquecem as atmosferas deste tipo de estrelas e como é transportado seu material para o meio interestelar.

Em termos de tamanho, Betelgeuse é enorme: 1.400 vezes maior do que nosso Sol de diâmetro e mais de um bilião de vezes maior em termos de volume. “A estrela tem uns 8 milhões de anos”, informa o Observatório Europeu, “mas já está a ponto de se tornar uma super-nova”. (Sputnik)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »