Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Adidos culturais propõem criação de agência para projecção da cultura no exterior

A criação de uma agência angolana com autonomia orgânica que sirva como alavanca para a projecção da arte e cultura nacional no exterior foi proposta ontem, em Luanda, pelos adidos culturais, no encerramento do V conselho consultivo do Ministério da Cultura.

Esta pretensão vem expresso num manifesto lido pelo adido cultural em Espanha, Adriano Mixinge, tendo referido que esta agência deverá estar adstrita ao Ministério das Relações Exteriores que se encarrega de coordenar o trabalho de pelo menos seis centros culturais angolanas distribuídos em seis das principais cidades do mundo, sem prejudicar as já existentes de Havana, em Cuba, nem a da Bahia, no Brasil.

Segundo o interlocutor, é necessário, com alguma urgência, aprovar um novo Decreto Executivo Conjunto que redefina o Estatuto dos serviços culturais, em particular o papel dos adidos culturais nas missões diplomáticas e postos consulares da República de Angola.

No decreto, prosseguiu, deve prever a figura e o estatuto simbólico de mediadores culturais com estatutos de embaixadores, bem como a necessidade de se realizar seminários orientadores que reúna todos intervenientes.

Constam das propostas a reactivação de grandes eventos com vocação internacional, como o jazz, a dança contemporânea, festival de dança folclóricas de Mbanza Kongo, graffitis, artes visuais e plásticas, bem como outras modalidades, tais como a criação de residências artísticas e profissionais em Angola que permitam troca de experiencias de técnicos estrangeiros com angolanos. (ANGOP)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »