Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Tribunal de Haia considera Holanda parcialmente responsável pelo massacre de Srebrenica

O Tribunal de Apelação de Haia considerou nesta terça-feira (27) a Holanda parcialmente responsável pelo massacre de Srebrenica, na Bósnia.

Em Julho de 1995, cerca de 300 crianças e homens muçulmanos foram mortos após serem expulsos da base holandesa da vila de Potocari.
Para a Justiça, as forças de paz holandesas deveriam ter protegido as vítimas, pois poderiam deduzir que as pessoas que procuraram refúgio na base seriam assassinadas pelas tropas sérvias da Bósnia se fossem forçados a sair- como aconteceu, segundo a Reuters. A decisão confirma assim uma decisão da juíza Larissa Elwin, de 2014.
Genocídio

A área de Srebrenica estava sob protecção da Organização das Nações Unidas (ONU) quando as forças sérvias da Bósnia assumiram o controle em Julho de 1995.

Cerca de 8 mil homens e adolescentes muçulmanos foram executados pelas forças sérvias bósnias, no maior massacre na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. Esse foi o único episódio de guerra intercomunitária (1992-1995) considerado como um acto de genocídio pela justiça internacional. (G1)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »