Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Qatar promete ampliar relações com o Irão, apesar da crise diplomática

O Emir do Qatar, Tamim bin Hamad Al Thani, numa conversa telefónica na noite deste domingo com o presidente iraniano, Hassan Rouhani, expressou o seu compromisso em desenvolver as relações bilaterais em todos os campos, apesar da crise diplomática no Golfo Pérsico.

De acordo com a emissora de Al Mayadeen, o Emir do Qatar afirmou que Doha “busca um desenvolvimento complexo de relações e da cooperação com o Irão para resolver os problemas do mundo islâmico, que está actualmente numa situação difícil”.

Os comentários do Emir vêm dois dias depois que o Kuwait, um mediador da disputa diplomática entre o Qatar e os Estados árabes do Golfo, entregou a Doha uma lista de demandas para restaurar os laços com os vizinhos. Em particular, os Estados do Golfo exigem que o Qatar reduza os laços com o Irão, interrompa a cooperação militar com a Turquia e feche a emissora estatal da Al-Jazeera.

Rouhani, por sua vez, expressou a esperança de que a crise regional fosse resolvida por meios diplomáticos.

“O espaço aéreo, terrestre e marítimo estará sempre aberto ao país e ao vizinho fraterno Qatar”, afirmou Rouhani durante a conversa.

A 5 de Junho, a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, o Bahrein e o Egipto romperam as relações diplomáticas com Doha e impediram todas as comunicações com o Qatar, acusando o país de apoiar o terrorismo e de interferir nos seus assuntos internos. Mais tarde, as Maldivas, as Maurícias e a Mauritânia também anunciaram o rompimento das relações diplomáticas. Jordânia e Djibouti reduziram o nível das suas missões diplomáticas no Qatar. Senegal, Níger e Chade anunciaram a retirada dos seus embaixadores do país. (Sputnik)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »