Portal de Angola
Informação ao minuto

Governante constata prontidão da polícia em Cabinda

JOSÉ BAMOQUINA ZAU - SECRETÁRIO DE ESTADO PARA OS SERVIÇOS PENITENCIÁRIOS EM VISITA A CABINDA (FOTO: ANGOP)

O Secretário de Estado do Interior para os serviços Penitenciários, José Bamoquina Zau, disse em Cabinda que os efectivos dos órgão operativos do Minint mantêm firmes a sua prontidão com vista a garantir a contínua segurança e estabilidade politica na província sobretudo ao longo das fronteiras comum com os países vzinhos.

Bamoquina Zau, iniciou, esta terça-feira, visitas as zonas fronteiras da provincia com os dois Congos, tendo já visitado a comuna de Massabi que faz fronteira com os Departamentos (provincias) do Congo Brazaville, nomeadamente Ponta-Negra e Kouilou, onde avaliou o grau de prontidão dos efetivos da polícia de Guarda de Fronteiras, Serviços de Migração e Estrangeiros e a Polícia Fiscal, no posto de Massabi.

Ainda na comuna de Massabi, adstrita ao município de Cacongo, o Secretário de Estado do Interior para os Serviços Penitenciários, deslocou-se a zona de Manenga onde igualmente visitou a sub-Unidade da polícia de Guarda de Fronteiras que faz o controlo e fiscalização e combate a violação da zona fluvial e maritima da lagoa do Tchicusso e parte do rio Lueji bem como avaliou os meios técnicos que a PGF está a ser dotado com vista ao reforço das medidas operacionais.

Em breves declarações no final desta sua primeira etapa de visistas a Cabinda, Bamoquina Zau, sublinhou o estado organizativo e de disciplina bem como da prontidão dos efectivos que demonstra o papel no cumprimento das orientações superiores e o espirito de missão para garantir a segurança das fronteiras comuns com o país vizinho.

“Viemos para constatar a prontidão dos nossos efetivos ao longo das fronteiras e inteirarmos como estão os meios técnicos. Vimos que há prontidão para a segurança das nossas fronteiras”, disse.

O secretário de estado do interior que termina a sua visita no próximo sábado, desloca hoje, quarta-feira para o municipio de Belize, cerca de 220 kms a norte de Cabinda onde vai manter encontros e avaliar as unidades e subunidades das zonas fronteiriças de Miconje Velho, Kingo-Mbungo e Sanda-Massala para além de manter um encontro com as autoridades locais e tradicionais visando inteirar-se a vida socio politica da cirecunscrição.

Recorda-se que, Bamoquina Zau, reuniu, terça-feira, antes da sua deslocação a Massabi, com a governadora de Cabinda, Aldina Catembo no palácio do governo local onde as atenções centraram-se em volta do asseguramento das eleições gerais de Agosto próximo ao nível da província.

No encontro com os membros dos Conselhos Consultivos do Minint e do Comando Provincial, Bamoquina Zau recebeu informações sobre a situação operativa e delituosa dos últimos 7 dias tendo a mesma caracterizada de estável ao nível de toda a província. (ANGOP)

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »