Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Bento Bembe assinala progressos na garantia dos direitos humanos

António Bento Bembe, secretário de Estado dos Direitos Humanos de Angola (Foto: Lino Guimarães)

O secretário de Estado para os Direitos Humanos, António Bento Bembe, assinalou hoje (segunda-feira), os progressos que o país tem vindo a registar no que toca a garantia dos direitos humanos, por meio da criação de leis e serviços tendentes a melhoria das condições de vida dos cidadãos.

Dentre ganhos, segundo o secretário de Estado, os projectos de habitação, saúde e ensino, cuja efectivação reflecte-se na construção de importantes infra-estruturas, são exemplos palpáveis e que têm dado resposta às exigências dos cidadãos e ao programa do governo centrado na prestação de serviços sociais básicos à população.

António Bento Bembe, que falava à saída de uma audiência que lhe foi concedida pelo governador provincial, Norberto Fernandes dos Santos, realçou que o respeito e valorização dos direitos humanos figura das prioridades do governo angolano, por ser um factor contribuinte na dignificação dos cidadãos e alcance da progressão social.

Precisou que a garantia dos direitos humanos é uma tarefa permanente do Estado, pelo que o Executivo vai continuar a concertar ideias com os diferentes órgãos que intervêm na administração da justiça, com vista a despertar os actores sociais para os seus direitos e deveres neste sentido.

Por outro lado, o responsável apelou à participação dos cidadãos nas eleições gerais de 23 de Agosto próximo, bem como a evitar a auto-exclusão, por se tratar de um acto de suma importância e que define os destinos do país por via da votação.

Refere-se que o secretário de Estado para os direitos humanos, iniciou hoje uma jornada de trabalho de dois dias à Malanje, tendo visitado a comarca provincial e a cadeia militar da província, para além de manter encontros com o Juiz presidente do Tribunal Provincial de Malanje e com o Sub-Procurador Geral da República, respectivamente Félix Alexandre Sebastião e Carlos dos Santos e com membros do Comité Provincial dos Direitos Humanos.

No prosseguimento dos trabalhos, Bento Bembe vai testemunhar a dissertação de duas palestras subordinadas aos temas “Educação para uma Cultura dos Direitos Humanos” e “Protecção da Criança”, que contarão com participação de estudantes, organizações não-governamentais, membros do governo, autoridades tradicionais e religiosas e distintos convidados. (Angop)

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »