Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

BCE vende pela primeira vez parte das reservas em dólares para comprar iuanes

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou nesta terça-feira ter vendido parte de suas reservas em dólares para comprar iuanes, pela primeira vez, sinalizando para a crescente importância da moeda chinesa.

A instituição monetária de Frankfurt “terminou um investimento equivalente a 500 milhões de euros de suas reservas estrangeiras em renminbi”, o outro nome do iuane, informou um comunicado.

O uso da moeda chinesa como moeda internacional “aumentou nos últimos anos”, afirmou o BCE. “O investimento do BCE reflecte também a importância da China para a zona do euro, da qual é um dos maiores parceiros comerciais, acrescentou.

A transacção consiste em vender uma “pequena parte” das reservas cambiais em dólares, que continuam representando as mais significativas do BCE, e comprar iuanes pelo mesmo valor.

Consequentemente o montante total das reservas em divisas estrangeiras do BCE —em dólares, ienes, direitos especiais de giro (DTS) do FMI e iuanes— não aumentou.

Segundo os últimos dados disponíveis, as reservas chegaram a 68 biliões de euros em Abril, entre eles 47,7 biliões em divisas estrangeiras e 18,8 biliões em ouro. (AFP)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »