- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Economia Lunda Sul: Destacado contributo do sector mineiro no OGE

Lunda Sul: Destacado contributo do sector mineiro no OGE

A governadora da província da Lunda Sul, Cândida Narciso, afirmou sábado, em Saurimo, que nos últimos anos o sector mineiro tem estado a aumentar a sua contribuição no Orçamento Geral do Estado (OGE), bem como na oferta de postos de trabalho para os jovens e outras franjas da sociedade.

Cândida Narciso fez esta afirmação durante o acto provincial em alusão ao Dia do Trabalhador Mineiro, celebrado a 27 de Abril, tendo sublinhado a importância do sector para o processo de diversificação da economia nacional e na arrecadação de divisas.

Segundo a governadora, tudo que está a ser feito representa o engajamento do Executivo angolano, que tem na produção mineira como um dos pilares da diversificação da economia nacional, aproveitando o grande potencial geológico-mineiro que o país dispõe no geral, em particular a província da Lunda Sul.

Neste sentido, referiu que o cumprimento rigoroso das regras contidas no código mineiro, associadas as perspectivas que oferecem os dados já obtidos no Plano Nacional de Geologia, representa um ganho incomensurável para a economia nacional.

“Na província não podemos perder de vista a intervenção já bastante significativa do subsector diamantífero, incluindo a exploração de inertes, assim como a concretização do programa que visa tirar os trabalhadores informais de diamantes, através da constituição de cooperativas artesanais, num esforço de traze-los para a economia formal com todos os benefícios dai resultantes”, disse.

O acto, que teve lugar no espaço de lazer da Sociedade Mineira de Catoca, foi marcada com um espectáculo músico-cultural animado pelos cantores Puto Português, Margareth do Rosário, Kristo, Tamara Nzaji, Noite e Dia, Mestre Dangui, Sassa Tchokwe, Bala Bala, Mama Tembo e o humorista Kotingo.

O Dia Nacional do Mineiro foi instituído em 1985 pelo então Conselho de Defesa e Segurança de Angola, em reconhecimento à importância do sector que transforma em riqueza os recursos minerais que o país dispõe.

Em Angola, a Sociedade Mineira de Catoca Lda é a maior empresa de prospecção, exploração, recuperação e comercialização de diamantes, constituída pela Endiama (Angola), Alrosa (Rússia) LLV (China) e Odebrecht (Brasil).

Catoca é a maior empresa no subsector diamantífero em Angola, responsável pela extracção de mais de 75 porcentos dos diamantes no país.

Além do Kimberlito de Catoca, que explora na Lunda Sul, a empresa tem participação maioritária em concessões como a do Luemba, Gango, Quitúbia, Luangue, Vulege, Tcháfua e Luaxe. (Angop)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.