Radio Calema
InícioAngolaPolíticaPresidente da Assembleia Nacional já está em Luanda

Presidente da Assembleia Nacional já está em Luanda

O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, regressou na tarde de hoje, sábado, ao país, proveniente da Itália, onde cumpriu uma visita de trabalho de dois dias, destinada ao reforço da cooperação entre o Parlamento angolano e a Câmara dos Deputados deste país europeu.

À sua chegada a Luanda, Fernando da Piedade Dias dos Santos recebeu, no Aeroporto Internacional 04 de Fevereiro, cumprimentos de boas-vindas da primeira vice-presidente do Parlamento angolano, Joana Lina, e por deputados das distintas comissões de trabalho.

Na Itália, o líder do Parlamento angolano rubricou um protocolo de cooperação com a presidente da Câmara dos Deputados, Laura Boldrini, visando o reforço e a ampliação das relações existentes entre os dois países.

O memorando abarca a troca de experiência e promoção do diálogo, favorecendo a cooperação entre os órgãos e as comissões permanentes de trabalho das partes, sobre temas relativos à migração, à segurança e aos direitos humanos.

A promoção de consultas para adopção de posições convergentes, nos fóruns parlamentares internacionais sobre temas de importância fundamental para ambos parlamentos, também consta do acordo.

O referido protocolo abrange o intercâmbio regular de funcionários em domínios de interesse das partes, para favorecer o mútuo entendimento e melhorar o funcionamento das respectivas administrações parlamentares.

Contempla ainda a organização periódica de iniciativas relativas aos mais importantes aspectos jurídicos de ambos os países, à actividade das instituições parlamentares e aos procedimentos legislativos.

O memorando substitui o antigo protocolo de cooperação entre a Assembleia Nacional de Angola e a Câmara dos Deputados da República da Itália, assinado no dia 2 de Julho de 1998.

De igual modo, Fernando da Piedade Dias dos Santos manteve um encontro de trabalho com o presidente do Senado da República da Itália, Pietro Grasso, com quem abordou a situação política e económica do país, com realce para ajuda que a Assembleia Nacional e o Senado da Itália podem dar para que haja melhor cooperação entre os respectivos países.

Angola e a Itália mantêm excelentes relações de cooperação. A Itália foi o primeiro país da Europa Ocidental a reconhecer a independência de Angola, no dia 18 de Fevereiro de 1976, e a 4 de Junho, do mesmo ano, estabeleceram-se as relações diplomáticas entre os dois Estados.

Os dois estados cooperam nos domínios da saúde, agricultura, educação, transportes, petróleos, bem como nos sectores de defesa e segurança. (Angop)

.

Siga-nos

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.