Radio Calema
InícioMinistériosMinistério do Planeamento e do Desenvolvimento TerritorialLunda Sul: Plano Nacional de Desenvolvimento 2013/2017 está ser cumprido

Lunda Sul: Plano Nacional de Desenvolvimento 2013/2017 está ser cumprido

O ministro do Planeamento e do Desenvolvimento Territorial, Job Graça, afirmou quarta-feira, no município do Dala, que o Plano Nacional de Desenvolvimento 2013/2017, sobretudo no sector da Energia, está ser bem cumprido, em função da reabilitação e construção de barragens e outros sistemas eléctricos.

Em declarações à imprensa, à margem da cerimónia de inauguração do aproveitamento hidroeléctrico do Chiumbue, localizado no município do Dala, Job Graça, disse que a conclusão deste empreendimento é uma expressão da vontade do Executivo em cumprir com o que prometeu nas eleições de 2012.

“ Tenho a certeza que até 2025 a oferta de energia eléctrica no país passará de mais de dois mil megawatts para mais de cinco mil, o que vai dinamizar o desenvolvimento sustentável do país, bem como impulsionar a indústria”, disse.

Por outro lado, disse que a entrada em funcionamento das novas turbinas eléctricas, recentemente adquiridas, vai permitir acelerar o crescimento económico, pois que vai atrair investidores nacionais e estrangeiros a implementarem negócios nos municípios do Dala, Luena e Camanongue.

“ A entrada em funcionamento da barragem do Chiumbue, vai incentivar os empreendedores do sector industrial a implementar vários projectos nesses municípios, o que vai contribuir para criação de vários postos de trabalho”, concluiu.

Com capacidade de gerar 12,42 MW de energia eléctrica, o aproveitamento hidroeléctrico do Chiumbue, inaugurado pelo ministro da Defesa Nacional, João Lourenço, destina-se ao fornecimento de energia eléctrica à cidade de Luena (província do Moxico) e à região do Dala (Lunda Sul), conta com uma central hidroeléctrica com quatro grupos geradores, com turbinas do tipo Francis Horizontal, sendo duas de 4,14 Megawatts e duas de 2,07 Megawatts, totalizando 12,42 MW.

Para o transporte de toda energia, a barragem conta com uma linha de transmissão de alta tensão de 110 kilovolt, com 298 torres, para cidade do Luena, numa extensão de 99 quilómetros.

Em paralelo, o aproveitamento conta com uma subestação de 110/15 KV, junto à central térmica da cidade do Luena, província do Moxico, com dois transformadores de 10 MVA cada.

No município de Dala, há uma subestação com dois transformadores, com potência de 10 MVA, com tensão de 6,3/110 KV.

Para distribuição de energia no município do Dala, foi construída uma rede de média tensão e a instalação dos PT’S monoblocos, num total de seis transformadores com tensão 15/0,4 KV.

O município do Dala, região que alberga o aproveitamento hidroeléctrico, vai beneficiar, numa primeira fase, 320 ligações domiciliárias. (Angop)

Siga-nos

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.