- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Governos Provinciais Governo Provincial da Lunda-Sul Lunda Sul: Mulher força principal para desenvolvimento - reconhece responsável

Lunda Sul: Mulher força principal para desenvolvimento – reconhece responsável

A mulher angolana é uma das principais forças vivas com que o país conta para o seu desenvolvimento socioeconómico, cultural e político, afirmou sexta-feira, em Saurimo, o vice-governador para os serviços técnicos e infra-estruturas da Lunda Sul, António Jorge Teixeira.

António Teixeira fez este pronunciamento quando discursava na gala “Divas da Lunda Sul” promovida pelo governo provincial, através da direcção provincial da Família e Promoção da Mulher, que homenageou as trabalhadoras doméstica e camponesas.

“ A mulher angolana esteve e estará sempre presente em todas etapas atravessadas e por atravessar, participou na luta armada de libertação nacional, na conquista da independência nacional, paz, participa no processo de diversificação da economia, na formação de quadros, na saúde, em todas as tarefas do Estado que visam o desenvolvimento do país, dai que merece ser homenageada todos os dias”, disse.

Segundo ele, as mulheres são verdadeiras guerreiras e dignas de reconhecimentos, porque cuidam maioritariamente das famílias, tratam da educação, formação e saúde dos filhos, da alimentação do marido, entre outras tarefas.

“O governo provincial da Lunda Sul, em parceria com as organizações da sociedade cível deve criar formas, através das políticas vigentes, que permitam ser possível promover e reconhecer as mulheres, no sentido de fortalecermos a promoção desta franja da sociedade, visando ultrapassar preconceitos no género”, frisou.

O também governador provincial em exercício, defendeu a necessidade de se continuar a inserir as mulheres nas políticas públicas, que visam a sua capacitação técnica e científica, face aos desafios actuais e futuros do país.

Os músicos Gabriel Tchiema, Farias Rodrigues, Strong, Classe Dinâmica e Cabedal animaram a gala que teve lugar no Cine Chicapa.

Na gala foram também distinguidas mulheres ligadas aos sectores da educação, saúde, comunicação social, mina, moda, literatura, Forças Armadas Angolanas, Policia Nacional e departamentos públicos.

As vencedoras de cada categoria vão concorrer no concurso DIVAS Angola, em Luanda.

O evento foi assistido pelo governador em exercício da província, António Jorge Teixeira, membros do governo local, entre outras entidades. (Angop)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.