Ler Agora:
Guiné-Bissau:”Sr. Presidente faça favor, saia”
Artigo completo 2 minutos de leitura

Guiné-Bissau:”Sr. Presidente faça favor, saia”

Uma manifestação de indignação saiu às ruas de Bissau, esta quinta-feira, para contestar aquilo que diz ser a continuidade do impasse político no país. O Movimento de cidadãos pede para o chefe de Estado deixar o poder e para que sejam marcadas novas eleições gerais.

Cerca de 300 pessoas que percorram de forma pacífica as principais ruas da capital para exigir a demissão do chefe do Estado, José Mário Vaz, apontado como o responsável pela crise política no país.

O Movimento de Cidadãos Conscientes, que incluiu na maioria jovens guineenses, pede ainda a convocação de novas eleições. Nelvina Barreto, dirigente da organização feminina Miguilan, afirma que a marcha pretendeu mostrar a indignação da população com o impasse político que se vive no país há mais de dois anos.

“Com esta marcha nós pretendemos demonstrar às autoridades da Guiné-Bissau, particularmente, à sua Excelência o Presidente da República a nossa indignação. A nossa frustração pelo facto de termos votado há dois anos e meio e até hoje não conseguirmos ver realizados os nossos anseios. Os anseios de uma Guiné com paz, com estabilidade, com progresso e desenvolvimento “, referiu Nelvina Barreto.

A activista acusa o chefe de Estado de não ser capaz de resolver o impasse político que se vive no país e aconselha José Mário Vaz a deixar o poder. ” Basta sua Excelência: Sr. Presidente da República faça favor, saia e convoque-nos eleições gerais antecipadas”, concluiu.

Ontem, após quatro horas de debate, a comissão permanente do Parlamento guineense, dominada pelo PAIGC, chumbou a proposta do agendamento de análise em sessão plenária do programa do Governo. Esta situação obriga oficialmente à dissolução do governo liderado por Umaro Sissoko.

O chefe de Estado convocou para dia 2 de Março o Conselho de Estado, cujas decisões são não vinculativas, para analisar a crise política do país. (Rfi)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »