A fronteira entre a província do Zaire e a República Democrática do Congo (RDC) terá uma fiscalização mais efectiva, mercê da entrega de novos meios náuticos e terrestres à Polícia de Guarda Fronteiras naquela região, afirmou o governador provincial, José Joanes André.
Em declarações à imprensa, após testemunhar a cerimónia de entrega de embarcações e viaturas, pelo comandante-geral da Polícia Nacional, comissário-chefe Ambrósio de Lemos, referiu que os novos meios reforçarão a fiscalização na zona de fronteira marítima, fluvial e terrestre.
A seu ver, esses novos meios permitirão à Polícia de Guarda Fronteiras, em parceria com outros órgãos de defesa e segurança, fazer um combate cerrado à imigração ilegal e ao contrabando de combustível.
Reconheceu que a província do Zaire tem sido alvo de invasão por parte de cidadãos estrangeiros de várias nacionalidades, principalmente da República Democrática do Congo (RDC).
Face a essa realidade, considerou indispensável conjugar esforços para desencorajar esse fenómeno.
Para si, o combate à imigração ilegal tem sido uma tarefa difícil devido a complexidade geográfica e a extensa faixa fronteiriça de 330 quilómetros entre a província do Zaire e a região do Congo Central (RDC). (Angop)