O governador provincial do Zaire, José Joanes André, anunciou terça-feira, em Mbanza Congo, estar controlado o surto de cólera que desde Dezembro do ano passado assola a zona insular do município petrolífero do Soyo.
Ao intervir na cerimónia de abertura da I reunião ordinária do governo provincial, Joanes André disse que as medidas tomadas pelas autoridades sanitárias e parceiros para conter a epidemia estão a surtir os efeitos desejados, frisando que até ao momento foram notificados 145 casos de cólera que resultaram em seis óbitos.
“Desde Dezembro do ano passado a sete de Janeiro deste ano que não registamos óbitos por cólera, isso significa dizer que o plano resposta gizado pelas autoridades competentes está a surtir grandes efeitos”, vincou.
De acordo com o governador, junta-se a isso a pronta disponibilização pelo Ministério da Saúde de mais médicos e medicamentos que foram colocados e distribuídos em todas as ilhas afectadas pelo surto de cólera.
Para isso, disse que esforços continuarão a ser empreendidos para que num curto espaço de tempo se possa erradicar esta doença a nível do município do Soyo. (Angop)