Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Secretário-geral da NATO pede ratificação da adesão do Montenegro à Aliança Atlântica

O Secretário-geral da NATO apelou, esta segunda-feira, na Turquia, aos parceiros europeus, entre eles está Portugal, para aumentarem o seu orçamento de defesa.

Jens Stoltenberg pediu ainda aos países que ainda não ratificaram a entrada do Montenegro na Aliança Atlântica, enquanto membro de pleno direito, que o façam.

“São os parlamentos que decidem quem vai ser membro da NATO. E estamos agora no processo de fazer convites, no processo de alargamento da NATO a um novo membro, o Montenegro. Por isso, peço aos parlamentos, aos países que ainda não assinaram, desculpem, ratificaram a adesão do Montenegro, que o façam”, pediu Stoltenberg.

Já a Turquia está mais preocupada com a sua própria segurança. No seu discurso, Erdogan, para quem o país está a ser alvo de terrorismo interno, lançou acusações aos seus parceiros europeus na NATO:

“Enquanto país que sofre com o terrorismo, não podemos tolerar o facto de que os membros do PKK possam viajar, livremente, nos países europeus e caminhar pelos corredores do Parlamento Europeu, com cartazes do seu líder”, afirmou o chefe de Estado turco.

Na sexta-feira Stoltenberg avançou que oficiais turcos, destacados na organização, pediram asilo a países aliados, devido à onda de repressão iniciada depois do frustrado golpe militar de julho.

A situação no país levou a que, na próxima quinta-feira o Parlamento Europeu vote a suspensão, ou não, das negociações de adesão da Turquia à União Europeia. (Euronews)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »