Gabão: Tribunal Constitucional confirma vitória do presidente Bongo

O tribunal constitucional do Gabão confirmou a reeleição do Presidente Ali Bongo e rejeitou o recurso do rival Jean Ping, num audiência pública transmitida na televisão durante a noite de sexta-feira.

O tribunal, confirmou que Bongo manteve a liderança nos votos, apesar de ter alterado de forma parcial os resultados da votação do passado dia 27 de agosto.

Segundo o tribunal, Bongo conquistou 50,66% dos votos contra 47,24% de Ping. A audiência, que teve lugar na capital Libreville, encontrava-se quase vazia.

O anúncio da vitória de Bongo foi motivo de violentos protestos no Gabão, que deixaram vários mortos. Isto depois de uma intensa batalha eleitoral entre os dois campos.

Depois de conhecer a decisão, Bongo apelou ao “diálogo político” com a oposição, de forma a que o país pudesse ultrapassar a crise gerada pelo anúncio da sua vitória.

Depois de conhecida a decisão do tribunal, as ruas de Libreville encontravam-se vazias, pois os residentes temiam uma nova onda de violência.

Ping, de 73 anos, diplomata de carreira e antigo dirigente da União Africana, tem vindo a tentar pôr termo à liderança de 50 anos da família Bongo no Gabão, país da África ocidental com cerca de 1,8 milhões de pessoas. (Euronews)

com Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »