Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Abordado reforço dos comités dos direitos humanos

António Bento Bembe - Secretário de Estado dos Direitos Humanos (Foto: Lino Guimarães)

Um seminário sobre o reforço da capacidade dos comités provinciais dos direitos humanos foi realizado nesta sexta-feira, na província do Huambo, com objectivo de traçar estratégias para um maior envolvimento da sociedade no reconhecimento e protecção da dignidade da pessoa.

O seminário, orientado pelo secretário de Estado para os Direitos Humanos, António Bento Bembe, no quadro da sua visita de trabalho de três dias à província do Huambo, foi promovido pelo Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O certame congregou membros do governo local, autoridades militares, policiais, eclesiásticas, tradicionais, magistrados judiciais e do ministério público, membros das organizações não-governamentais e da sociedade civil.

Durante o evento, os participantes abordaram temas como “A educação para uma cultura de direitos humanos”, “Os comités provinciais de direitos humanos como mecanismos de protecção” e a “Liberdade de Expressão, como direito fundamental”

Falando na sessão de encerramento, o vice-governador para sector político e social do Huambo, Guilherme Tuluca, destacou a iniciativa da realização do seminário, afirmando que o mesmo vai reforçar os mecanismos de protecção dos direitos humanos na região, para um maior reconhecimento e valorização da dignidade da pessoa.

No seu entender, eventos desta natureza são fundamentais para reforçar e encorajar os profissionais do sector da justiça e demais organismos do aparelho governamental sobre o valor da pessoa, que constitui o centro das suas actuações, enquanto possuidor de direitos fundamentais constitucionalmente consagrados.

Adiantou que a formação trará novos conhecimentos sobre a cultura de divulgação dos direitos humanos junto dos órgãos do estado e dos cidadãos em geral.

Disse que vai igualmente permitir a elevação dos mecanismos fundamentais para a construção de uma sociedade democrática, que se baseiam no respeito dos direitos humanos, através da promoção junto dos cidadãos de valores morais, éticos, culturais e espirituais para uma convivência social mais forte e harmoniza. (Angop)

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »