Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Uzbequistão: milhares de pessoas acompanham o cortejo fúnebre de Islam Karimov

Milhares de residentes no Uzbequistão vieram, hoje, para a rua para assistirem ao cortejo fúnebre e se despedirem do Presidente.

Islam Karimov morreu sexta-feira, aos 78 anos, em Tachkent, na sequência de uma hemorragia cerebral, e será sepultado na sua cidade natal, Samarcanda, no sudeste do país.

O primeiro-ministro uzbeque, Chavkat Mirzioïev, dirige a comissão das cerimónias fúnebres, um sinal do papel importante que poderá desempenhar no Uzbequistão.

A Turquia, aliada próxima do Uzbequistão, não tardou a apresentar condolências, seguida dos dirigentes da Geórgia e do Irão.

A delegação russa no funeral será chefiada pelo primeiro-ministro Dmitri Medvedev.

Foi ainda na era da União Soviética que Karimov chegou à liderança da República Soviética do Uzbequistão.

Com a independência, em 1991, manteve-se no poder e eliminou todos os opositores e durante mais de 25 anos dirigiu com mão de ferro o país mais populoso da Ásia Central.

Muitas organizações não-governamentais acusam Karimov de ter regularmente falseado resultados eleitorais, preso arbitrariamente centenas de opositores e apoiado o recurso à tortura nas prisões. (Euronews)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »