Russos desenvolvem técnica que permite respirar dentro de água

Desde a Antiguidade a água encanta o homem. Histórias místicas, Jesus caminhando por cima dela, não faltam citações ao elemento. E, bem, é um sonho humano respirar dentro de água.

E esse sonho pode virar realidade.

Pesquisadores russos afirmam que é possível respirar dentro da água. Para isso, os pesquisadores resgataram uma técnica dos anos 1980 e dizem que, com ela, conseguiram manter um cão submerso por 15 minutos.

A técnica em questão era utilizada pela antiga União Soviética e consistia em encher o pulmão do aquanauta com uma mistura especial de gases. Com isso, eles mergulhavam em profundidades de até 500 metros sem problemas físicos.

Aquanauta, no caso, é a designação dada a qualquer pessoa que fique sob a água, exposta a um ambiente de pressão, por tempo considerado suficiente para equilibrar sua média respiratória com a da superfície. Agora, os testes soviéticos estão ser feitos com cães.

Segundo os cientistas, os resultados são ainda mais promissores do que o esperado. Um dos animais utilizados como cobaia ficou submerso por 15 minutos sem danos colaterais. Com ele foi utilizado um líquido que abastece o organismo de oxigénio.

A previsão é que, após vários testes, a técnica revolucionária ajude com pesquisa subaquática. Além disso, os pesquisadores apontam que essa seria uma ferramenta imprescindível para resgates em alto mar. (YAHOO)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »