Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Vice-presidente da República recebe candidata à SG da ONU

O vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente, recebeu nesta segunda-feira, em Luanda, a ex-primeira-ministra da Nova Zelândia e candidata ao cargo de secretária-geral da ONU, Hellen Clarck, com quem analisou aspectos ligados à sua pretensão.

Em declarações à imprensa, no termo da audiência, Hellen Clarck disse ter solicitado o apoio de Angola ao vice-presidente de República, para o cargo de secretário-geral da ONU, augurando dar o seu melhor, em prol de África, caso seja eleita.

Na ocasião, o ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chikoti, que testemunhou a audiência, precisou que Angola, na qualidade de membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, tem encorajado os candidatos.

Com o objectivo de solicitar igualmente o apoio de Angola para as suas candidaturas a SG da ONU esteve em Angola, na passada semana, o vice-primeiro-ministro da República da Eslováquia, Miroslav Lajcak, e, em Março, o português António Guterres, antigo alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados.

Nove candidatos, dos quais cinco homens e quatro mulheres, concorrem à sucessão do sul-coreano Ban Ki-moon, cujo vencedor assumirá funções a partir do dia 1 de Janeiro de 2017.

Trata-se de António Guterres (Portugal), Danilo Türk (Eslovénia), Igor Luksic (Montenegro), Irina Bokova (Bulgária), Helen Clark (Nova Zelândia), Natalia Gherman (República da Moldávia), Srgjan Kerim (República da Macedónia), Vesna Pusic (Croácia), e Vuk Jeremic (Sérvia). (ANGOP)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »