Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Duas novas sondagens dão vantagem ao “Brexit”

As novas sondagens mostram que os defensores da saída da UE vão ganhar por seis pontos de vantagem. Três sondagens já tinham indicado um avanço da intenção de apoiar o “Brexit”.

Os defensores da saída do Reino Unido da UE vão ganhar o referendo de 23 de junho sobre esta questão, com seis pontos de vantagem, 53% contra 47%, indicam duas sondagens publicadas pelo diário The Guardian.

As duas sondagens, telefónica e na internet, foram realizadas pela empresa ICM e apresentam um resultado idêntico.

Nos últimos dias, pelo menos três sondagens, realizadas antes destas, indicavam um avanço do campo favorável ao “Brexit”.

Os dois trabalhos, publicados na segunda-feira, rompem também com a tendência das sondagens elaboradas por telefone de serem mais favoráveis à permanência na UE, do que os questionários feitos ‘online’.

“Estes resultados são consistentes com a maioria dos dados conhecidos nas últimas duas semanas, que mostram um certo enfraquecimento do campo favorável à permanência”, disse ao The Guardian John Curtice, professor da universidade de Strathclyde.

“Já era evidente que esta corrida está muito mais renhida do que o primeiro-ministro [David Cameron] gostaria. Agora deve sentir-se incomodado perante a perspetiva de que o resultado [do referendo] possa estar realmente em dúvida”, acrescentou.

Estas sondagens que dão vantagem ao “Brexit” levaram Cameron e o ministro da Economia britânico, George Osborne, a endurecer as mensagens sobre os perigos económicos de um rompimento com Bruxelas.

No domingo, Cameron advertiu os reformados, uma das franjas da população mais favorável à saída da UE, de que os problemas financeiros que resultariam do “Brexit” poriam em risco as suas prestações sociais e a manutenção do poder de compra. (OBSERVADOR)

por Lusa

Deixe uma comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »