Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Autorizado processo para modernizar aviões C-130

O ministro da Defesa autorizou esta quarta-feira o início do procedimento para a modernização de cinco aeronaves C-130 da Força Aérea, no montante máximo de 29 milhões de euros, devendo o processo estar concluído em 2023.

De acordo com um comunicado do ministério da Defesa, o despacho hoje assinado por José Alberto Azeredo Lopes delega no chefe do Estado-Maior da Força Aérea, general Manuel Teixeira Rolo, as competências para dar seguimento ao processo de contratualização, previsto na Lei de Programação Militar.

“Considerando que o programa de modernização dos C-130 é imprescindível para o cumprimento dos requisitos impostos pela regulamentação do Céu Único Europeu, bem como para a sustentação e modernização destas aeronaves, o ministro da Defesa autorizou o procedimento de contratualização que vai permitir agora assegurar a operacionalidade dos C-130 para o futuro”, refere o comunicado.

Os C-130 são utilizados em missões de paz, de patrulhamento marítimo, busca e salvamento, apoio logístico e assistência médica em evacuações aéreas – podendo transportar 74 macas e evacuar 97 feridos ou doentes.

Estas aeronaves começaram a ser utilizadas pela Força Aérea Portuguesa em finais da década de 1970 e ao longo do seu tempo de serviço já atuaram em Angola, Moçambique, S. Tomé, Cabo Verde, Timor, Golfo Pérsico, Moscovo, Afeganistão, Ruanda, Balcãs, entre outros. (cmjornal)

Deixe uma comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »