Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

EUA felicitam Kuczynski, presidente eleito do Peru

Os Estados Unidos felicitaram em um comunicado o presidente eleito do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, e ofereceram aprofundar os laços bilaterais.

“Felecitamos o presidente eleito Pedro Pablo Kuczynski pela sua vitória na eleição”, disse o porta-voz do Departamento de Estado, John Kirby, na nota.

Os Estados Unidos confiam em poder cooperar com o novo governo peruano para “ampliar ainda mais nossas relações bilaterais e promover a democracia, o desenvolvimento e a prosperidade, como temos feito com o governo do presidente (Ollanta) Humala”, acrescentou Kirby.

Kuczynski, um ex-banqueiro de Wall Street de 77 anos, ganhou com uma margem mínima de pouco mais de 40.000 votos no segundo turno presidencial contra Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000), actualmente preso por crimes de corrupção e contra a humanidade.

O próximo presidente peruano é conhecido como “o gringo” por seu sotaque anglo-saxão herdado de sua longa estadia profissional nos Estados Unidos, e por isso até alguns meses atrás ostentava a nacionalidade americana, que renunciou em meio a acusações de seus rivais de que poderia se favorecer do capital estrangeiro.

De fato, sua esposa, Nancy Lange, é americana, o que pela primeira vez em quase 200 anos de história republicana do país, que se remonta a 1821, uma pessoa natural dos Estados Unidos será a primeira-dama.

Peru se mantém em uma estreita relação com os Estados Unidos, país com o qual assinou um tratado de livre comércio, em vigor desde 2009, e com o qual integra o Acordo Transpacífico de Livre Comércio (TPP), assinado por 11 países. (AFP)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »