Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Ministério da Justiça prepara defesa do relatório dos direitos humanos

António Bento Bembe - Secretário de Estado para os Direitos Humanos (arq) (Foto: Lino Guimarães)

O Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos realiza nesta quinta-feira, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em Luanda, um encontro com a Sociedade Civil, para a preparação da Defesa do Relatório Nacional dos Direitos Humanos ao Comité dos Direitos Económicos, Sociais e Culturais.

O encontro será presidido pelo Secretário de Estado para os Direitos Humanos, António Bento Bembe, e tem por objectivos fortalecer a capacidade técnica das instituições ligadas à promoção e protecção dos Direitos Económicos, Sociais e Culturais, particularmente na recolha de informações para elaboração do Relatório de Estado.

Pretende-se ainda promover os mecanismos de defesa dos DESC (Direitos Económicos, Sociais e Culturais); divulgação das recomendações do Comité dos DESC; e analisar as recomendações do Comité para Angola.

Farão parte do encontro técnicos, membros da Comissão Intersectorial de Elaboração de Relatórios de Direitos Humanos (CIERNDH), sociedade civil e membros de Instituições públicas.

Os Direitos Económicos, Sociais e Culturais são os Direitos Humanos que garantem a subsistência e protegem os hábitos culturais, entre os quais o direito ao trabalho, à segurança social, à vida em família, à participação na vida cultural, ao acesso à habitação, alimentação, saúde e educação.

A República de Angola ratificou em 1992 o Pacto Internacional dos Direitos Económicos, Sociais e Culturais (PIDESC), adoptado em 1966, pela Assembleia-Geral das Nações Unidas, e que entrou em vigor em 1976.

Angola é Estado-Parte do PIDESC, sendo que em Novembro de 2008 apresentou o seu relatório inicial e os relatórios 4º e 5º compilados foram apresentado em 2014. (ANGOP)

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »