Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

“Brexit”: Rainha Elizabeth II discursa a um mês do referendo

0

A menos de um mês do referendo de 23 de Junho sobre a saída ou não da Grã Bretanha da UE a Rainha Elisabete II efectuou hoje o seu tradicional discurso anual perante o Parlamento. O discurso é a oportunidade de o governo lançar o programa para a legislatura e marcar a agenda política dos meses seguintes.

Como manda a tradição, o governo britânico liderado por David Cameron apresentou o programa legislativo pela voz da Rainha Isabel II, na Câmara dos Lordes do Parlamento de Westminster. Este ano, o primeiro-ministro David Cameron foi acusado de suavizar o pacote de reformas para evitar polémicas que ponham em causa a campanha para o referendo sobre a saída do país da União Europeia.

Os críticos notaram a ausência, por exemplo, da prometida proposta de lei sobre a soberania britânica que visa proteger o país do Tribunal de Justiça Europeu e dar mais autoridade aos deputados.

No discurso faltou também um calendário definitivo para a introdução de uma Lei de Direitos que preserve o primado da legislação britânica sobre o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos.

21 propostas de lei para os próximos 12 meses

Das propostas apresentadas destaca-se a mudanças no sistema prisional, luta contra o extremismo, corrupção ou a simplificação do processo de adopção de crianças institucionalizadas. O discurso da rainha permitiu uma trégua nos debates sobre o futuro do Reino-Unido na União Europeia, mas a sessão desta tarde na Câmara dos Comuns está inevitavelmente ensombrado pela campanha do referendo que se realiza dentro de cinco semanas. (RFI)

Deixe uma comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »