Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Banco Económico promove iniciativa para apoiar espaço “Contador de Histórias” no Museu Regional da Huila

0

O Banco Económico associou-se ao Museu Regional da Huíla, através de uma iniciativa de recolha de livros infantis para o novo espaço “Contador de Histórias” do museu, anunciou nesta quarta-feira, em Luanda, a instituição.

Em nota de imprensa, a instituição bancária avança que a campanha teve inicio a 22 de Abril com os colaboradores do banco e estende-se agora ao público.

“A campanha de recolha de livros infantis decorre em Luanda- nas agências de Viana Vila, Valódia, Xyami, Belas Shopping, Nova Sede – e nos balcões Banco Económico da Huíla, no Lubango Shoprite, Lubango Center e Lubango”, lê-se no documento.

O banco adianta que esta iniciativa é desenvolvida no âmbito do Fundo de Solidariedade do Banco Económico e visa mobilizar os colaboradores e clientes do banco, das províncias de Luanda e Huíla, a doarem livros infantis ao Museu Regional de Huíla, uma instituição pública, de carácter pedagógico e científico, que tem por objectivo investigar, recolher, classificar, conservar, expor e divulgar a cultura das comunidades pastoris do sul de Angola.

De acordo com as orientações do museu serão bem-vindos livros de histórias infantis de autores nacionais – contos, provérbios, lendas, adivinhas e canções – para estimular nas crianças o hábito da leitura.

Os livros angariados serão entregues dia 18 de Maio, data da inauguração do espaço “Contador de Histórias”, que irá dinamizar o sector educativo do museu, promovendo o gosto pela literatura junto das crianças, com idades entre os cinco e os 10 anos.

O espaço funcionará ainda como atelier para o desenvolvimento de trabalhos manuais, projecção de documentários e filmes pedagógicos, centrados na importância da preservação do património, do meio ambiente e das espécies. Estas actividades permitem estimular a criatividade das crianças e tornar o espaço mais atractivo e dinâmico.

Para além da angariação dos livros, o Banco Económico está a equipar o espaço “Contador de Histórias” com materiais como computadores, vídeo projectores, estantes, mesas, cadeiras, um LCD, caixas de lápis de cor e uma secretária de apoio, para tornar o espaço completamente funcional.

O Banco Económico pretende contribuir para a implementação do espaço “Contador de Histórias”, dado que a dinamização da literatura tradicional infantil permite também apoiar, divulgar e valorizar os escritores infantis nacionais. Esta é uma iniciativa alinhada com a estratégia de responsabilidade social do banco, que aposta na promoção da cultura e do conhecimento, na sociedade angolana.

O Museu Regional da Huíla foi fundado em 1957. Inicialmente com o nome Museu de Sá da Bandeira contava apenas com duas exposições etnográficas portuguesas.

O Museu Regional da Huíla controla actualmente, em exposição, mais de 300 peças etnográficas recolhidas nas décadas de 1950/60, oriundas nas províncias da Huíla, Namibe, Cunene e Cuando Cubango, representando o quotidiano, as crenças, a tradição, os hábitos e costumes dos povos do sul do país. (ANGOP)

Deixe uma comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »