Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Cuanza Norte: Educação quer maior acompanhamento de directores municipais

O primeiro conselho consultivo alargado do sector da educação no Cuanza, encerrado em Ndalatando, recomendou o acompanhamento, pelos directores municipais de educação, das obras de construção de infra-estruturas escolares nas respectivas circunscrições, para a sua harmonização aos padrões internacionais.

A recomendação vem expressa no comunicado final do evento, que destaca a necessidade dos responsáveis do sector acompanharem mais a construção de escolas, para se evitar que as obras fujam do modelo orientado pelo Ministério da Educação.

O encontro, orientado pelo director provincial do sector, Sebastião Abel Manuel, recomendou também um acompanhamento rigoroso do cumprimento da distribuição da merenda escolar pelas direcções municipais de educação.

O atendimento célere às solicitações da direcção provincial de educação assim como o cumprimento de certos procedimentos, com particular realce da parte das escolas missionárias, foram ainda debatidos.

O acompanhamento à distribuição e à prestação de informações regulares sobre a merenda escolar, a revisão das políticas sobre as actividades extra-escolares e a realização de actividades alusivas às efemérides nacionais, informando os estudantes da sua essência, para o cultivo do espírito patriótico, foi ainda recomendado.

O encontro avaliou o grau de cumprimento das recomendações saídas da reunião anterior, assim como balanceou o aproveitamento escolar do ano lectivo 2015, tendo, igualmente, orientado melhor monitoramento às actividades dos programas de alfabetização.

O estado de organização das escolas da província e as experiências das direcções das escolas “Eiffel” e “de formação de professores do futuro”, a avaliação do grau de implementação das actividades extra-escolares e os indicadores do programa de alfabetização e aceleração escolar do ano 2007 a 2015, constaram dos temas debatidos.

Decorrido no anfiteatro da Escola de Formação de Técnicos de Saúde, o encontro analisou ainda o estado de funcionamento das “zonas de influências pedagógicas” (ZIPs) e a implementação do “Projecto de Aprendizagem para Todos” (PAT).

A nova metodologia de actuação da inspecção-geral da educação, os concursos de redacção das escolas secundárias da SADC, bem ainda como a inscrição dos funcionários no Sistema de Segurança Social foram examinados no fórum que debruçou-se também sobre a avaliação do desempenho dos funcionários, as promoções e o “IBAN” dos trabalhadores. (ANGOP)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »